A Fisioterapia Pediátrica é uma especialidade voltada ao tratamento de recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes. As crianças e adolescentes possuem características muito específicas e com isso, o conhecimento do fisioterapeuta precisa ser diferenciado.
São várias as condições que podem fazer com que a criança, o adolescente e/ou o recém-nascido necessite ser submetido ao tratamento fisioterápico. Dentre essas temos as doenças congênitas e lesões neurológicas, bem como a recuperação de determinadas cirurgias. Exemplos são crianças que nascem com torcicolo muscular congênito, pé torto congênito, paralisia cerebral. Podemos citar até mesmo os casos de prematuridade extrema que necessitam de estimulação precoce, com intuito de favorecer seu desenvolvimento motor.
O fisioterapeuta pediátrico está apto a tratar doenças musculoesqueléticas, respiratórias, neurológicas, desvios posturais, dores do crescimento, fraturas, alterações no caminhar, entre outras.
A fisioterapia pediátrica, se bem aplicada e direcionada, traz vários benefícios repercutindo no desenvolvimento sadio e num bom crescimento, evitando que limitações e dificuldades tragam sequelas mais graves ao longo dos anos ou na vida adulta. O tratamento também pode ser voltado para a prevenção, evitando que problemas e vícios posturais ou questões respiratórias, por exemplo, possam trazer prejuízos mais graves.
Já no caso da fisioterapia neurológica, os benefícios são evidentes quando passamos a ver a criança além da sua deficiência e de suas dificuldades, ajudando-a a se tornar mais independente e trazendo muito maior qualidade de vida para ela e sua família.