A fisioterapia pélvica, conhecida também como uroginecologia funcional, atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico. Ou seja, todos os problemas que envolvam a musculatura do períneo em ambos os sexos.
O assoalho pélvico é um conjunto de músculos, ligamentos e fáscias que se encontram no fundo da pelve (chamada popularmente de bacia). Tem como função a sustentação de todos os órgãos que ficam nessa região. Pode apresentar problemas como a continência urinária e fecal, além de participar do controle e resposta sexual e de ser via de parto (vaginal).
Qualquer alteração nessa musculatura, seja por fraqueza ou por aumento da tensão muscular, pode ocasionar queixas como a perda involuntária da urina, a retenção urinária, a bexiga hiperativa, a queda dos órgãos pélvicos (útero, bexiga e reto), as dores na relação sexual, as flatus vaginais (gases) a dor pélvica. Além também de precisarem de assistência no pré e pós operatório de cirurgias pélvicas, no pré e pós parto, entre outros.
Portanto, se faz necessário o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, com o objetivo de conferir e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Assim como qualquer outro grupo muscular do corpo humano, os músculos que compõem a musculatura do assoalho pélvico podem e devem ser trabalhados. Ou seja, devem ser fortalecidos para ser mais um ponto positivo de forma a contribuir para a saúde.
O atendimento é feito de forma individualizada e com hora marcada.